sábado, 16 de abril de 2011

Inovação em informática


É praticamente impossível seguir ou rastrear todas as possíveis novidades em informática no mundo. Diversos países, com diversos usuários em cada um deles, criam e recriam todos os dias algo que pode ser considerada uma inovação, que vão desde os componentes internos de um computador até os acessórios externos para customização da máquina.Um ótimo exemplo de desenvolvimento no mundo da informática foi o avanço na tecnologia de processamento de vídeo. Neste contexto, cita-se o lançamento da linhaTesla, da Nvidia – uma das maiores fabricantes de processadores gráficos (GPUs) – que possibilitou a evolução de simples computadores para máquinas com altíssimo poder de processamento e geração de imagens.

Outro aspecto novo na informática é a customização dos computadores – tanto os antigos desktops quanto aos novíssimos netbooks, sem excluir, é claro, os notebooks. A prática, chamada de Case Modding, consiste na customização dos gabinetes de computador e das carcaças de notebooks, por exemplo, fazendo com que o objeto se assemelhe ainda mais ao dono. Já são conhecidas competições para as ideias mais originais, apresentando conceitos nunca antes pensados.

Além disso, não se pode deixar de citar a contribuição da tecnologia Wireless para a informática, conferida nos últimos anos. A inclusão da tecnologia permitiu o desenvolvimento de dispositivos – mouses e teclados, por exemplo – com maior mobilidade do que aquela vista até então.Os estudos em softwares diversos propiciaram, nos últimos anos, o suprimento das necessidades do povo de uma maneira inesperada. Diversos programas foram desenvolvidos com o intuito de se assegurar uma perfeita realização das atividades de cada usuário, independente da sua atuação ou seu objetivo particular.

Por fim, é notável que usuários e pesquisadores de todo o mundo contribuirão constantemente para a evolução da informática nos próximos anos. Espera-se que, com as contribuições, possa se promover continuamente a inclusão digital de todas as classes sociais e que os computadores auxiliem na formação educacional de todos.

Postado por: Eduardo Squecola Sotana

Nenhum comentário: