quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vale a pena migrar?

Quando surgiu o Windows Vista eu fiquei empolgado e até comprei este computador que uso para escrever as colunas para instalá-lo, mas minha experiência foi frustrante. Voltei a usar o Windows XP neste computador e comprei um notebook com o Vista, pois não dá para escrever sobre tecnologia sem ter como conviver com o que está aí no mercado.


Instalei o Windows 7 no meu PC e estou usando-o direto. Estou gostando do sistema. Ele é graficamente muito bonito e agradável. O fato de permitir teclas é outro ponto que me agradou.

O desempenho do PC também está muito bom e, ouso dizer, melhor do que com o Windows XP, mas é claro que ainda não trouxe todos os programas que tenho no XP para esta nova instalação.

Vale a pena migrar? O que vi de bom me faz crer que vale, entretanto esbarro no quesito preço para cravar um SIM na resposta. Pensar em pagar pelo sistema operacional um valor equivalente, em alguns casos, a 80% do valor do hardware é algo muito difícil de aceitar.

O preço do sistema é uma barreira no crescente mercado de computadores populares e voltados ao novo “consumidor de tecnologia e internet”, formado pelas classes menos abastadas da população. O movimento de inclusão destas pessoas é irreversível e importante para a economia e também para a sociedade como um todo.

O custo do Windows só serve para aumentar a visibilidade e o mercado do Linux que por ser gratuito acompanha a maioria dos computadores populares por mais que seus novos proprietários paguem para um técnico “instalar o XP” neles. Não que eu seja contra o PC ir com Linux, muito pelo contrário, pois acho um sistema operacional excelente, mas que ainda tem que caminhar no quesito facilidade de uso.

E você, já testou o Windows 7? Tem dúvidas ? Não perca tempo e deixe seu comentário que volto com as dúvidas respondidas.

Por Eduardo Squecola Sotana

Nenhum comentário: