segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vendas mundiais de computadores devem desacelerar no próximo ano

Segundo análises da iSuppli, vendas de PCs devem crescer 4,3% em 2009. Previsão anterior indicava crescimento de 11,9%.


A iSuppli, empresa que faz projeções e análises do mercado de tecnologia, afirmou que o mercado mundial de PCs vai desacelerar em 2009, como conseqüência da crise econômica global.


A empresa revisou para baixo sua projeção de crescimento e afirmou que as vendas globais de computadores vai crescer 4,3% no próximo ano. Anteriormente, a previsão era de crescimento de 11,9%. Para 2010, a previsão foi reajustada para crescimento de 7,1%


A empresa disse, por meio de comunicado, que "o cenário da economia global mudou drasticamente desde que o último relatório foi publicado". Por outro lado, a empresa não prevê grandes quedas - apenas um crescimento menor em relação ao que era esperado.


Segundo a iSuppli, isso vai acontecer porque, no próximo ano, as pessoas e empresas vão estar mais preocupadas em pagar suas contas e o salário dos funcionários do que gastar dinheiro com computadores.


E, mesmo em meio à crise, alguns setores devem prosperar. É o caso dos netbooks (notebooks de baixo custo, pequenos, leves, mas com pouco poder de processamento). A estimativa é que a venda de laptops em 2009 deva crescer 15%, contra uma expansão de 5% no mercado de desktops.


As expectativa de vendas para o Brasil também foram revisadas para baixo. Nesta semana, a IDC disse que o aumento nas vendas de produtos de informática deve ser de 9%, contra os 14,4% previstos anteriormente.

Eduardo Squecola Sotana

Retirado de Sharon Gaudin, editora do Computerworld

Nenhum comentário: