domingo, 19 de dezembro de 2010

Falso desfragmentador de discos pode contaminar computadores

Ameaça obriga usuário a pagar para ter novamente o controle de sua máquina


Um novo tipo de ameaça que circula na internet pode comprometer os dados dos usuários e contaminar seus computadores. Criminosos virtuais estão disseminando links contendo um falso desfragmentador de discos, supostamente responsável por melhorar o desempenho geral da máquina. Ao executar o programa, o sistema pode sofrer diversos bloqueios, que só serão removidos mediante o pagamento de uma certa quantia, feita via torpedo SMS premium de alto valor ou cartão de crédito.

A técnica é conhecida pelo uso de interfaces falsas de programas de segurança como antivírus. De acordo com a empresa de segurança GFI Labs, os criminosos estão procurando novos modelos de ataques para enganar usuários. “As pessoas que criam essas ameaças estão sempre alterando suas criações para evitar os antivírus reais e confundir suas vítimas”, aponta Tom Kelchner, analista de comunicação e pesquisa da companhia.

Para evitar dores de cabeça com tais programas falsos, o especialista diz que é necessário tomar cuidado com links para programas anunciados por e-mail, janelas pop-up que avisam que sua máquina pode estar contaminada ou com problemas diversos e programas que pedem um pagamento antes de fazer limpeza ou reparos no computador.

Retirado de: Revista Veja.

Postado Por: Eduardo Squecola Sotana

Nenhum comentário: